Barucau

Para cima                                                                                                                                     Número de Visitantes: Contador de visitas

 

 

      

Bacurau-rabo-branco

                                   Caprimulgus candicans  (Pelzeln, 1867)

Ordem:   Caprimulgiformes

Família:  Caprimulgidae   

 

 

 

Habitat: Prados, solos secos e baixos das regiões tropicais e subtropicais.

Características: É um noitibó de tamanho médio, cerca de 35 cm, com asas longas, pés curtos e unhas muito curtas. O peito e o dorso são de cor cinzentos – acastanhados, malhados de amarelo. Cabeça: Coroa com a listra lateral escura e a listra média cinzenta, cara e garganta castanhas, bigode branco. As asas são brancas com as pontas pretas e com a cobertura de cor ruiva - cinzenta acastanhada. No macho, o abdómen e a cauda são esbranquiçados. O par central de rectrizes é de cor amarelo pálido. As fêmeas são mais acastanhada, as asas possuem barras escuras, a cauda ruiva amarelada e o abdómen amarelado.

Comportamento: Ave de hábitos nocturnos, alimenta-se de insectos, para os caçar voa de boca aberta toda a noite. Durante o dia, fica imóvel nas árvores, confundindo-se com os ramos. Constrói normalmente os ninhos nos troncos ocos e em árvores velhas. Vocalização: Após longo silêncio, o macho emite um som “tuc” metalizado,  e um ruído “trrrrrt” para se exibir.

Distribuição: A população de 250-999 aves reside no parque nacional brasileiro de Emas, nas reserva naturais do Paraguai e Bolívia.

Categoria de ameaça: Em perigo.