Lagarto de Chifres

Para cima                                                                                                                                     Número de Visitantes: Contador de visitas

 

Lagarto-de-Chifres

Phrynosoma cornutum, ( Harlan, 1825)

Ordem: Squamata

Sub-ordem: Iguania

Família: Phrynosomatidae

Origem: N. Geographic Wild

 

Habitat:

Caracterização:  São répteis achatados e compridos, com cerca de 17,5 cm. Cor acastanhada acinzentada. Na cabeça possui 2 cornos, largos, curtos e pontiagudos. No dorso existem manchas irregulares acastanhadas e cristas de escamas aguçadas, alinhadas ao longo das costas. Em cada zona lateral existem fiadas, menos salientes, de escamas pontiagudas.

 

Hábitos: Apesar do seu aspecto terrível, este lagarto é pacífico. Insectívoro, esconde-se, e espera a presa, à sombra das dunas e das rochas. Para caçar a presa, utiliza a língua extensível e viscosa, permanecendo imóvel e camuflado pelo seu mimetismo. Se necessita de correr, primeiramente avança aos saltos, depois corre a uma velocidade surpreende, tomando em conta a estrutura frágil das suas patas. A camuflagem também lhe é útil para se esconder dos inimigos.

Fonte:The Sonoran Desert: A Violent Eden. National Geographic

Figura2  Nem sempre o seu aspecto terrível resulta, quando necessita de enfrentar o inimigo, o animal enfurece, cospe, espuma, agita--se violentamente e lança sobre o intruso lágrimas de sangue. Estas impressionantes, mas inofensivas, resultam da rotura de vasos sanguíneos, provocadas por uma hipertensão, resultante da cólera.