Pressão de vapor

Num sistema fechado, a uma dada temperatura, um dado número de moléculas num líquido apresenta energia cinética suficiente para abandonar a superfície do líquido – vaporização. Assim que as moléculas abandonam o líquido, estabelece-se uma fase de vapor.

voltar

Para uma determinada temperatura atinge-se o equilíbrio líquido « vapor, que pode estar mais deslocado num sentido ou noutro, dependendo da temperatura.

A pressão exercida pelo vapor de uma substância líquida, em equilíbrio com a fase líquida, a uma dada temperatura, chama-se pressão de vapor.

A pressão de vapor:

Elevação ebulioscópica e depressão crioscópica

Elevação ebulioscópica é uma propriedade coligativa que resulta do abaixamento da pressão de vapor pela dissolução de um soluto involátil num dado solvente. A elevação ebulioscópica depende da composição quantitativa da solução e da natureza do solvente, podendo ser expressa por:

D Te = ke m- Û Te (solução) – Te (solvente puro) = ke nsoluto / msolvente em que a massa do solvente vem expressa em kg, sendo ke a constante ebulioscópica do solvente.

Analogamente a depressão crioscópica é uma propriedade coligativa e traduz a necessidade de seprovocar um maior arrefecimento para congelar uma solução de um soluto involátil do que para se congelar o solvente puro:

D Tc = kc m Û Tc (solvente puro) – Tc (solução) = kc nsoluto / msolvente em que a massa do solvente vem expressa em kg, sendo kc a constante crioscópica do solvente.

voltar