Web site dedicado aos zeólitos

O primeiro zeólito foi descrito em 1756 por Axel Cronstedt... 253 anos!

Pretendo compartilhar informações sobre o meu passatempo favorito: coleccionar minerais do grupo dos zeólitos.

Home
Eu e os meus interesses
Colecção de Zeólitos
Textos
Contacto

Zeólitos raros

Monchique 

 

 

 
   

                      Os zeólitos são tectossilicatos que constituem um grupo de aluminossilicatos hidratados de  sódio, cálcio, bário e estrôncio que crepitam quando submetidos ao ensaio da chama... parecendo ferver na própria água. A sua designação advém do fenómeno descrito anteriormente através do grego zéos, esta designação foi introduzida pelo mineralogista sueco Axel Cronstedt (1722-1765) em 1756. Cronstedt foi o primeiro a descrever esta propriedade dos zeólitos através do exame a dois exemplares, um proveniente da Islândia e outro, STILBITE,  colectado perto de Kiruna, Svappavaara, no norte da Suécia.

       Três destes minerais foram referidos por Haüy (1801), denominados stilbite, analcima e harmotoma, juntamente com mesotipo que não sobreviveu. Chabazite e leucite são designações anteriores a 1801 e dezanove zeólitos já haviam sido descritos em 1842, com a heulandite a ser separada da stilbite e o mesotipo dividido em natrolite, mesolite e scolecite. Outros zeólitos descobertos nos inícios do séc. XIX foram: brewsterite, epistilbite, phillipsite, gismondina, gmelinite, levyna e edingtonite. No final desse século Dana referenciava 20 zeólitos dos quais apenas dois  estão actualmente desacreditados: ptilolite e laubanite. Gottardi e Galli (1985) listaram quarenta e seis zeólitos e novas espécies continuam a ser descritas... totalizando, no presente, mais de oitenta espécies aceites.

      Os zeólitos coleccionáveis tem origem fundamentalmente em rochas magmáticas extrusivas durante fases de hidrotermalismo ou alteração hidrotermal, podem ser formados por metassomatismo, aparecem em pegmatitos e raramente em rochas sedimentares.

 

        Existem zeólitos  que ocorrem na natureza como minerais mas outros são obtidos artificialmente para fins industriais ou como resultados de investigação. Os zeólitos são hoje usados para tornar o ambiente mais limpo e seguro reduzindo o consumo de energia, a produção de produtos tóxicos e remover materiais radioactivos em acidentes nucleares. Actualmente os zeólitos são usados como substitutos dos fosfatos em detergentes e dada a sua natureza de sólidos ácidos podem ser usados para substituir os  líquidos corrosivos. Possuem capacidade controlar odores e de remover poluentes da atmosfera, como gases resultantes da combustão em motores e CFCs. Os zeólitos são usados para separar produtos orgânicos perigosos da água e para retirar-lhe metais pesados. As  aplicações na indústria petrolífera são bem conhecidas. Actualmente multiplicam-se  as aplicações na agricultura.

    Os zeólitos podem ainda ser usados na medicina como filtros de diálise e aceleradores de coagulação sanguínea.

 
 

Home | Eu e os meus interesses | Colecção de Zeólitos | Textos | Contacto

Copyright © 2002 [Ricardo Pimentel]. Todos os direitos reservados.
Última revisão:26/01/09.