Revestimento dos invertebrados

Exercício de completamento de texto

  
Escreva nos espaços em branco as palavras adequadas. Clique em "Verificar" para verificar as respostas. Use o botão "Pista" para ver uma letra da resposta se tiver dúvidas. Também pode clicar no botão "[?]" para ver uma pista. Nota: perderá pontos de cada vez que pedir uma letra ou pista!
   bivalves      calcário      carapaça      conchas      cutícula      desidratação      exosqueleto      flexível      mudas periódicas      não      placas calcárias      predadores      quitina      rígida e resistente      serve de abrigo      univalves   
Revestimento dos Anelídeos, como minhoca, é a , camada fina e , evita a desidratação.
Revestimento dos Artrópodes terrestres (insetos e aracnídeos), a cutícula é revestida e endurecida por . A quitina é uma substância que forma o dos artrópodes. Para crescerem passam por .
Revestimento dos Artrópodes aquáticos (crustáceos) e do Artrópode terrestre, bicho-de-conta, a constitui o exosqueleto de animais aquáticos como o lagostim e o caranguejo. Constituído por quitina reforçada com , é dura e resistente, protege dos e da desidratação, é isoladora térmica. Para crescerem passam por mudas periódicas.
Revestimento da estrela-do-mar, as são duras e resistentes. Protegem dos predadores e da , não são isoladoras térmicas. Para crescerem passam por mudas periódicas.
Revestimento dos moluscos, as , são constituídas por calcário e podem ser formadas por uma ou duas peças, assim estes animais designam-se, respetivamente, por ou . É um revestimento muito duro e resistente, que e impede a perda de água. Para crescerem passam por mudas periódicas.