Lobo

Para cima                                                                                                                                     Número de Visitantes: Contador de visitas

 

 

Lobo-do-Árctico

 

Canis lupus

 

Ordem: Carnívora

 

Família: Canidae

 

 

 

Imagem extraído do Documentário da " Odisseia": Europa Selvagem. Episódio: Inverno

 

Habitat: Região Árctica, Eurásia, América do Norte e algumas florestas temperadas.

Características: É um Canídeo que tem, por vezes, aspecto delgado e barrigudo. Tem flancos finos, maçãs do rosto profundas. Os ossos aparecem sob a pele e os músculos são proeminentes. Os olhos são oblíquos e brilham como brasas, não são redondos como no cão. Cor: Existem várias espécies de lobos, que são reconhecidos pelas tonalidades das suas peles ( negra, pardo cinzento e branco). A ponta do focinho é sempre preta brilhante. Comprimento: até 1,5 m; cauda: 50 cm; Altura até ao dorso: 60-80cm; Peso: 40 – 45 Kg; Tempo de vida: cerca de 12 anos.

 

Comportamento: Gregarismo: No Verão as famílias vivem isoladas, juntando-se no Inverno em alcateias para caçarem. O macho mais forte é o chefe. Os lobos só são sedentários durante a reprodução. Após este período, tornam-se errantes, percorrem uma grande área de caça, uivando para reunir a alcateia. Correm em linha, deixando um só rasto. O chefe guia a alcateia, sendo substituído quando se encontra cansado. Com esta técnica vencem a resistência do ar, o cansaço e não informam do seu número. Alimentação: No Verão alimentam-se de animais pequenos, lémingues, lebres e outros roedores. No Inverno caçam presas de maior tamanho, caribus, castores, etc.Reprodução: A fêmea escolhe o covil ( gruta ou fenda na rocha) perto dos locais da alimentação, prepara uma cama onde nascem as crias na Primavera . O período de gestação é de 9 semanas, e ao terceiro mês saem do covil. As crias alimentam-se de carne regurgitada. Durante os primeiros dias a fêmea não se afasta, é o macho que os alimenta. Durante a amamentação a fêmea necessita de beber muito, como não utiliza a língua para beber, sorve a água com um silvo muito característico. As crias só começam a caçar a partir do quinto mês. Após este período o lobo recomeça a sua vida errante, passando a viver num grande grupo, podendo assim caçar animais de maior porte. O seu espírito colectivo e o reconhecimento da hierarquia, o cumprimento da disciplina, faz dele um caçador temível, mas apesar disto, teme e respeita o Homem.