Rena

Para cima                                                                                                                                     Número de Visitantes: Contador de visitas

 

Rena ou Caribu

Rangifer tarandus

 

Ordem: Artiodactyla

Família: Cervidae

Subfamília: Capreolinae

 

Imagem extraída do documentário " Wild Rússia".  Episódio " The Arctic "

 

Habitat: Tundra da Região Árctica e nos bosques setentrionais.

Características: É um cervídeo que se distingue dos outros, pois tanto o macho como a fêmea possuem chifres. É um animal menos maciço e forte do que o alce. Comprimento: até 2,20m; Altura: 1,5m; Peso: macho, até 320Kg; fêmea, 125Kg; Tempo de vida: 15 anos.

 

Comportamento: Alimentação: Na Primavera e Verão consomem erva e folhas de bétula e salgueiro; no Verão: musgos e líquenes. Reprodução: As fêmeas que acasalaram no Outono, vão procriar 1-2 crias no Verão seguinte. As crias ao fim de duas horas estão aptas a seguir a mãe, ao segundo mês são desmamadas.

Gregarismo: Constituem pequenas manadas no Verão e muito grandes no Inverno.

 Migração: Migram duas vezes por ano; na Primavera caminham errantes das orlas das florestas boreais para a tundra setentrional. Regressam depois de acasalar em Setembro para terem as crias ao abrigo da floresta, percorrendo rapidamente os trilhos tradicionais, chegando a fazer 160 Km num dia.

No Inverno tanto o macho como a fêmea, por possuírem hastes, utilizam-nas para escavarem a neve à procura do alimento. Os machos perdem as hastes em Dezembro e as fêmeas em Fevereiro.

 

Outras Características: A rena é muito apreciada pelos povos autóctones do Grande Norte que a conseguiram domesticar. Proporcionam-lhes leite rico em matéria gorda; a carne muito apreciada; a pele utilizada como couro e o pêlo pode ser fiado ou tecido; os tendões servem para fazer cordas; os nervos servem para fazer fios; os chifres utilizam-se para fazer agulhas; dão a força para puxar o trenó.

Imagem extraída do documentário " Wild Rússia".  Episódio " The Arctic "