Camurça

Para cima                                                                                                                                     Número de Visitantes: Contador de visitas

 

Camurça

Rupicapra rupicapra,( Linnaeus, 1758)

Ordem: Artiodactyla

Família: Bovidae

Subfamília: Rubicaprinae

Extraído do Documentário da " Odisseia": Europa Selvagem. Episódio: Inverno

Habitat: Montanhas da Eurásia, principalmente nos Alpes. No Verão chega aos limites das neves eternas, no Inverno desce às florestas de coníferas.

Características: É um ungulado muito elegante, tendo os chifres arqueados para trás, perfil suave e atitudes elegantes. É o menos audacioso, não se arrisca nas pendentes muito empinadas ou pelas vertentes quebradiças. Cor: pêlo pardo amarelado nas costas mais escuro no ventre e nas patas, a pele é de óptima qualidade, apreciada pela sua flexibilidade. Dimensões: Altura: 86 cm, até ao dorso. Comprimento: 1,30 m, com mais 7 cm de cauda.Comprimento dos chifres: 30 cm. Peso: 35 Kg

Comportamento: Vive em manadas formada por jovens ainda inaptos para a reprodução e de fêmeas acompanhadas pelas suas crias. Os machos adultos vivem sozinhos, excepto durante a época do cio, de Novembro a Dezembro. Nesta altura, os machos não toleram a presença dos seus rivais, perseguindo-os. É exclusivamente herbívora; no Inverno desce até às florestas de coníferas, onde tem mais facilidade de encontrar alimentos (líquenes, agulhas de árvores, hera).

Observação: Animal em vias de extinção, é uma espécie protegida. A águia-real é o único predador das camurças. As mães defendem as crias ardorosamente. Os principais inimigos são o homem, a fome, as avalanches de neve e o desabamento de terra.

 

Extraído do Documentário da " Odisseia": Europa Selvagem. Episódio: Inverno