Dourada

Para cima                                                                                                                                     Número de Visitantes: Contador de visitas

 

Dourada

Spaurus aurata

 Ordem: Perciformes

Família: Sparidae

 

Peniche, 9 de janeiro de 2018

 

 

Habitat: Vive principalmente sobre fundos móveis entre povoamento de algas de plantas e de algas marinhas, até 150 m de profundidade. Os juvenis encontram-se a profundidade inferior até 30 m. Consegue tolerar variações de salinidade e temperatura, o que permite entrar em zonas de água salobra. Esta capacidade é aproveitada pelos juvenis que se abrigam dos rigores do Inverno penetrando em estuários ou lagoas litorais, regressando às águas costeiras na Primavera.

Características:  c: 70 cm; peso: 6 Kg. Cabeça: quase tão longa como alta, com o perfil dorsal arqueado, entre a boca e a inserção da dorsal. Cor: dorso cinzento-prateado ou azulado ( com reflexos dourados); ventre amarelado; manchas azuis espalhadas pelo corpo ; barbatanas pares com com porções amareladas e escuras. O seu nome provém da existência da existência de uma faixa curta, cor de ouro, entre os olhos, que se torna pálida após a morte do animal.

Hábitos: Hábitos: é uma espécie costeira, sedentária, embora possa formar pequenos cardumes. é hermafrodita protândrica, isto é, na primeira fase da sua vida ( até 1 -2 anos é de 20-30 cm de comprimento ) é macho; Posteriormente as suas gónadas, sofrem transformações e o animal evolui para o sexo feminino. A reprodução dá-se no Inverno, em águas mais profundas do que aquela que costuma frequentar. A sua alimentação é constituídas por moluscos, crustáceos e peixes e os seus dentes achatados estão adaptados à mastigação de presas de revestimento rígido.

Distribuição: Costas europeias, Mediterrâneo e mar Negro.

Importância Económica: Alto