Árctico

Home page Para cima Clima Flora Mamíferos Aves

 

 

O Árctico

 

 

Figura 1 - O Árctico

Fonte: National Geografic: " Legends o Ice World".  Produção: « NDR Naturfilm/ 2003

A zona Árctica situa-se entre os 60º de latitude norte e o Polo Norte, é constituída por duas regiões: a Região Polar e aTundra.

Região Polar

 A Região Polar é constituída pelo Oceano Árctico, a Gronelândia e numerosas ilhas onde a massa de gelo é eterna;

Figura 2 - A Região Polar

Tundra

 A Tundra compreende o norte do Canadá, Sibéria, norte dos Países Escandinavos, Islândia e outras ilhas setentrionais.  Está distribuída pelos seguintes países: 37% - Canadá; 28% - Rússia; 1%-USA/Alasca; 1%-Noruega e Islândia; 6%-Dinamarca/ Gronelândia.

Figura 2- A Tundra

         Durante milhares de anos, no período da glaciação, a Tundra  esteve coberta por uma espessa camada de gelo, que nivelou as montanhas e aplainou o solo. O permafrost descongela alguns centímetros, com o aumento da temperatura no Verão,  permitindo o  aparecimento  das flores.   A congelação e  a descongelação  do solo  provocam    movimentos de contracção e de expansão que conduzem às fracturas do solo, provocando a modelação do relevo. Durante a congelação a matéria grossa – pedras e pedregulhos – são segregados da matéria fina que retém a humidade e são empurrados para cima originando aos polígonos típicos. Este relevo poligonal mantém sempre os mesmos contornos,  cobrindo-se  de plantas e aprisionando a água.

 

     Figura 3 - Relevo modelado pela congelação e descongelação do solo, formando polígonos típicos.

Fonte: Odisseia: " Aislados".  Produção: « Explora Films"